sábado, 12 de julho de 2008

Site\Blog - Intermédio I

Como tenho conhecimento que varias Associações estão (felizmente) a reorganizar os seus sites e algumas até a fazerem-nos do zero venho hoje dar umas dicas sobre a sua estrutura.

Vou concentrar-me mais em sites proprios do que blogs desta vez..

Organização não é ter um monte de links ou menus cada um para o seu topico embora muita gente pense assim e vemos sites com dezenas de links por ali abaixo.
É um para os caes adoptados, outros por adoptar, outros que estao abandonados, etc etc. Isto não mostra frescura de ideias.
Façam secções dentro de cada link principal para dividir estes temas.

Um site devera portanto ter apenas 4 ou 5 links principais. Penso que Apresentação, Eventos, Adopção, Como Ajudar, Contactos sejam os principais. Todos estes podem ser sub-divididos depois.

Isto ajudara as pessoas a não se perderem enquanto procuram alguma coisa.

Na pagina principal coloquem aquilo que é mais importante para cada Associação. Esta deverá ser frequentemente alterada (pelo menos uma vez por semana) para mostrar às pessoas movimento e que voces não estão parados. Se tem algum evento em organização todo o destaque da pagina principal devera ser para isso pois são os Eventos que melhor mostram o trabalho e imagem da Associação assim como o seu envolvimento com a sociedade. Para alem disso são os Eventos (principalmente as festas) que mais lucros dão. Caso contrário penso que o normal sera uma breve descrição com algum animal por adoptar. Não coloquem pedidos de donativos 365 dias por ano. Sabem bem que não resulta. Isso so mostrará que estão sempre na mesma e não revela qualquer urgencia.

O objectivo disto é conseguir transmitir uma ideia concreta a quem vê o vosso site. Muita coisa toda misturada as pessoas perdem-se e desistem de procurar seja o que for (fecham a janela) a menos que realmente necessitem de encontrar algo. Em contrapartida se tiverem um site limpo e simples de perceber alguma ideia entrará na cabeça das pessoas.

É como ir a um shopping ou supermercado, nem sempre sabemos o que queremos.. mas ja que ca estamos vemos e ate podemos levar alguma coisa!

Sem comentários: