domingo, 6 de julho de 2008

Vendas, Donativos, Sócios - Básico I

O que vou dizer aqui são apenas trivialidades mas são a base de partida para futuros posts. Pretendo mostrar a todos os envolvidos nesta área como podem rentabilizar melhor as vossas ferramentas para assim poderem ajudar mais os nossos amigos!

Qualquer Associação ou Grupo de Voluntarios deverá contar com isto:

- Cartão de Identificação
Optimo para fornecer a pessoas que poderão ser úteis no futuro ou que se mostrem generosas e com boas intenções. Nele deverá constar nome de contacto, número de tlm, e-mail, site, logotipo e breve descrição

- Lista de Contactos
Sempre que puderem peçam o número de telemovel e e-mail às pessoas mais prestáveis para poderem sempre contar com elas. Optimo tambem para divulgar os vossos eventos ou urgencias.

- Sócios (Grupos de Voluntarios não podem (legalmente) ter socios)
Infelizmente esta ainda é a principal receita da maior parte das Associações deste país e pior ainda muitas delas têm dificuldades em cobrar o respectivo dinheiro. Ainda assim lembrem-se de actualizar as fichas de sócio para o "novo mundo". É bastante importante ter informações como o e-mail e o tlm de todos os associados para estarem sempre actualizados. Mesmo que o sócio não tenha e-mail peçam o do filho. Sempre que tiverem um e-mail novo adicionem logo à vossa lista de contactos.

- Donativos e Utilidade Publica
Esta sim, deveria ser a principal receita de qualquer associação. Mostraria uma comunidade (local) já sensibilizada para a causa. Infelizmente muito tem de ser feito em relação a isto. A todas as Associações que tenham sido declaradas como Utilidade Publica deverao já estar a falar com todas as empresas da vossa zona para recolher donativos importantes. Todas as Associações que ainda não tenham sido reconhecidas deverao por as contas em dia e "candidatarem-se" com a maior brevidade possivel. Reunam com a vossa Assembeleia Geral e Conselho Fiscal para acelerar o processo. Darei muitas dicas sobre estes dois temas futuramente. É com base nisto que a Associação se manterá em pé com boas condições.

- Vendas
Entre Donativos e Sócios encontram-se as Vendas (ou deveriam pelo menos). Desde já relembro que são Associações sem fins lucrativos portanto as coisas têm que ser bem feitas. Mas estas sao justificaveis desde que mostrem que fazem parte da sobrevivencia da Associação. Existe tambem muito por falar sobre isto mas partam por base algo que seja cativante para o comprador (normalmente do sexo feminino), barato e facil de arranjar stock. Bons exemplos são: t-shirts e tops, Canecas, Copos, Pins etc. Tendo por base a t-shirt cada artigo custara cerca de 5 euros a fazer ja estampada e devera ser vendida pelo dobro. Qualquer grafica faz todo este tipo de artigos. Lembrem-se que os produtos têm que ser cativantes e não chocantes. Pouca gente estará interessado em passar a mensagem que ajuda os animais em grandes letras mesmo no meio da tshirt, ou um burro a ser mal tratado num circo. É preferivel reservar apenas um pequeno espaço para o logotipo e uma mensagem da Associação\Grupo e por no centro ou atrás algo mais engraçado.

Pronto.. para hoje fico-me por aqui.. nos proximos dias continuarei com o basico de todas as associações..

Sem comentários: